Panorama Globalis
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Janeiro de 2025
GOL limita serviços de bordo em voos domésticos
AZUL suspenderá voos em 12 cidades brasileiras a partir do 10 de março
Entenda do que se trata o sistema de autorização eletrônica de viagem (ETA) do Reino Unido
A menor fila de espera para visto americano no Brasil.
Atitudes que ajudam ou atrapalham na conquista do visto americano
Passeio de barco na Baía de Guanabara permite ver o Rio de outros ângulos
Team Meeting Globalis + 21º Fórum de Compras Inbrasc
IOF sobre compras feitas no exterior com cartão cai para 3,38%
IA no Turismo: ferramentas que estão revolucionando a experiência de viagem e a gestão de negócios
Turismo corporativo encerra 2024 com recorde de faturamento no Brasil
GOL limita serviço de bordo em voos domésticos
Aplicadas a partir de 1° de janeiro, alterações afetam rotas domésticas de acordo com o tempo médio de voo.
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A Gol alterou de forma significativa seu conceito de serviço de bordo, com medidas que entraram em vigor no início deste ano. As mudanças afetam rotas domésticas, de acordo com o tempo médio de voo.
Nas rotas com duração de até uma hora, exceto na Ponte Aérea Rio-São Paulo, apenas água é disponibilizada, sob demanda e sem gelo. A distribuição é feita manualmente ou com bandejas, conforme regulamento interno.
O uso de carrinhos (“trolleys”) para o serviço de água é proibido, com a conformidade monitorada por relatos das tripulações. Além disso, pacotes de gelo e sachês de açúcar atendem apenas emergências, como primeiros socorros. Snacks não são mais oferecidos aos passageiros dessas rotas, mesmo que disponíveis a bordo, exceto em situações de emergência médica.
Nas rotas com tempo médio de voo superior a uma hora, bem como na Ponte Aérea, foi mantido o serviço com um snack de opção única, acompanhado de água, refrigerantes e café. A oferta é segmentada por horário: snacks doces do início do dia até 11h59 e snacks salgados a partir das 12h (meio-dia) até a meia-noite.
Pedidos adicionais de snacks podem ser atendidos, desde que haja disponibilidade no estoque do voo.
Fonte: Aeroin
A Azul suspenderá voos em 12 cidades brasileiras a partir do 10 de março de 2025
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A Azul Linhas Aéreas anunciou que, a partir de 10 de março de 2025, suspenderá suas operações em 12 cidades, principalmente na região Nordeste do Brasil. A decisão foi motivada pelo aumento dos custos operacionais, alta do dólar e necessidade de ajustar a oferta à demanda. As cidades afetadas incluem:
• Ceará: Crateús, São Benedito, Sobral, Iguatú
• Goiânia: Rio Verde
• Maranhão: Barreirinhas
• Piauí: Parnaíba, São Raimundo Nonato
• Rio de Janeiro: Cabo Frio, Campos
• Rio Grande do Norte: Mossoró
• Santa Catarina: Correia Pinto
Além das suspensões, a Azul realizará readequações em outras rotas. Os voos para Fernando de Noronha serão operados apenas a partir de Recife, enquanto as operações em Juazeiro do Norte passarão a ter como destino o aeroporto de Viracopos, em Campinas. Em Caruaru, devido à baixa ocupação, os voos serão realizados por aeronaves menores, com capacidade para nove passageiros.
A Azul informou que os clientes afetados estão sendo comunicados previamente e receberão a assistência necessária, conforme as diretrizes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Fonte: economia.uol
Passeio de barco na Baía de Guanabara permite ver o Rio de outros ângulos
Seja ao amanhecer ou durante o pôr-do-sol, as excursões passam pelos principais pontos turísticos cariocas
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Uma nova perspectiva do Rio de Janeiro pode ser vivenciada com passeios de barco que saem da Baía de Guanabara e que oferecem opções que atendem a diferentes orçamentos.
A Rio Boat Tour oferece passeios diurnos e ao pôr do sol, com preços entre R$ 90 e R$ 120.
Já a Dream Destination Rio oferece experiências privativas de três horas, com preços a partir de R$ 370, incluindo lanches e bebidas.
Os passeios passam por pontos icônicos como as praias do Flamengo e Botafogo, Pão de Açucar, Cristo Redentor, Museu de Arte Contemporânea e diversos outros locais.
Fonte: Portal da Viagem e Turismo
Entenda o sistema de autorização eletrônica de viagem (ETA) do Reino Unido
Você está planejando visitar o Reino Unido (UK)? Talvez você precise obter um ETA antes de reservar sua viagem.
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O que é o ETA do Reino Unido?
O ETA do Reino Unido é uma nova autorização de viagem digital que permite que estrangeiros sem visto viajem para o Reino Unido para estadias curtas. Isso inclui aqueles que visitam o país a lazer, negócios, estudos de curto prazo, trânsito terrestre e sob a concessão do visto de Trabalhador Criativo.
O ETA não é um visto, mas um novo requisito para todos os viajantes que podem visitar o Reino Unido sem um.
Vários outros países têm sistemas de autorização de viagem semelhantes. O ETA do Reino Unido é comparável ao Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem (ESTA) dos Estados Unidos. A Austrália, o Canadá e a Nova Zelândia também têm sistemas eletrônicos de autorização de viagem.
Viajantes brasileiros
Desde 8 de janeiro de 2025, brasileiros precisam da Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) para entrar no Reino Unido.
Viajantes de outros países
A partir de 2 de abril de 2025, todos os viajantes que não forem cidadãos britânicos ou irlandeses precisarão de uma Autorização Eletrônica de Viagem (ETA) para entrar no Reino Unido.
A União Europeia (UE) planeja lançar um esquema semelhante, o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS), em 2025.
Veja quais são os países com isenção de visto e todos os detalhes sobre o ETA aqui.
Fila de espera para visto americano é a menor em anos no Brasil
No primeiro mês do ano, todas as praças registraram queda no tempo médio de espera.
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O ano começa com boas notícias para quem deseja agendar uma entrevista de visto para os Estados Unidos. É quase impossível imaginar que há dois anos, em janeiro de 2023, o tempo de espera no Consulado de São Paulo superava os 500 dias de espera. E como essa situação evoluiu?
Em julho de 2024, o tempo médio de espera na Embaixada dos EUA em Brasília ou nos Consulados que prestam esse atendimento em cinco cidades brasileiras (Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e São Paulo) era inferior a 45 dias; em setembro, inferior a um mês de espera e, em outubro, chegou a 30,6 dias de média. Em novembro, subiu um pouco, para 32 dias, e dezembro fechou o ano de 2024 com tempo médio inferior a 30 dias. E como começamos 2025?
No primeiro mês do ano, todas as praças registraram queda no tempo médio de espera. Destaque para Recife, com apenas dois dias de espera. Brasília, Porto Alegre e Rio de Janeiro, por sua vez, seguem abaixo dos 30 dias de espera. Por fim, São Paulo é hoje a praça com o maior tempo de espera, apenas 31 dias.
No geral, todas as cidades atingiram a meta estabelecida pela US Travel Association em 2023, que era de 30 dias ou menos de espera. O importante é que, na média, o Brasil hoje registra apenas 21,4 dias de espera, um recorde em anos e muito abaixo da meta do US Travel.
Fonte: Panrotas
Quais atitudes podem ajudar ou atrapalhar na conquista do visto americano?
O mais indicado é que o entrevistado tenha os documentos em mãos e saiba responder com clareza as perguntas
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O brasileiro que deseja ter o visto americano tem pela frente, agora, um processo rápido. As filas para obter o documento estão baixas em todo o país, com média de 21 dias (leia na matéria anterior).
Mesmo assim, é preciso prestar muita atenção em todo o caminho. A advogada de imigração e CEO da Salvador Law, Larissa Salvador, deu dicas de como se preparar para a entrevista de visto americano e evitar os erros que podem comprometer sua viagem.
O primeiro passo para chegar em seu destino dos sonhos é passar pelas burocracias exigidas. Conseguir o visto, por exemplo, é o item mais importante para quem deseja viajar, seja para turismo, estudo, trabalho ou para atletas. Nesse sentido, passar pela entrevista pode parecer uma experiência assustadora para aqueles sem o preparo adequado.
“Quando se está no consulado, a primeira impressão conta muito! O mais indicado é que o entrevistado tenha todos os documentos em mãos e de forma organizada. Saber responder com clareza as perguntas do agente consular é fundamental, pois eles vão buscar entender quais são suas motivações para viajar e quais seus vínculos com o Brasil para retornar”, afirmou Larissa.
Por isso, é importante lembrar de manter a calma e ser honesto sobre as razões pelas quais se quer fazer a viagem. “Eles vão conferir absolutamente tudo o que acontecer na hora da entrevista. Se uma pessoa diz algo que não está de acordo com o preenchimento do formulário e nem pelos documentos, isso levantará suspeitas e pode resultar na negação do visto”, reforça.
Outro ponto que pode atrapalhar na hora de agir é a falta de preparo emocional, pois o nervosismo em excesso pode levar a respostas confusas ou fazer com que pareça estar escondendo algo. “Tente praticar as possíveis perguntas previamente com o auxílio de um espelho, isso pode fazer com que você fique mais consciente de suas reações e ajudará a ficar mais confiante no momento de dar as respostas. Lembre-se que o agente consular não é um inimigo, ele apenas precisa entender o que de fato você irá fazer no país”.
Para aqueles que possuem parentes ou amigos residentes nos EUA é importante não omitir esse fato caso seja trazido à tona. “Muitas pessoas têm conhecidos que moram no país e isso não é um problema. Contudo, ao esconder essa informação, caso seja questionada, o agente pode suspeitar da atitude, afinal, se você está indo apenas passar as férias com sua família, não teria por que não comentar isso”.
Por fim, caso não seja a sua primeira vez viajando para os Estados Unidos, mencione isso na entrevista. “Ser sincero sobre entradas anteriores pode ser um bom indicativo, pois o agente entenderá que você é um turista recorrente que, embora tenha viajado, voltou para seu país de origem”, finaliza a advogada.
Fonte: Panrotas
Já planejou o 2025 da sua empresa?
A Globalis te ajuda a planejar seu ano, economizar seu orçamento e garantir melhores resultados
Viagens corporativas
Implemente novos processos que gerem economia e maior controle dos custos das viagens corporativas. Aumente sua carteira de parcerias que garantam sempre os melhores valores para suas viagens.
Viagens de incentivo
Bata todas as metas de 2025. Viagens de incentivo não são viagens comuns, elas são premiações com experiências exclusivas que visam motivar os colaboradores a baterem as metas anuais da sua empresa.
Eventos corporativos
Realizar eventos é a melhor estratégia para motivar e treinar equipes, apresentar produtos e se aproximar de novos parceiros. Encante seus colaboradores e clientes em 2025 e atinja objetivos com eventos.
IOF sobre compras feitas no exterior com cartão cai para 3,38%
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O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas compras internacionais feitas com cartão de crédito está menor desde o início de janeiro. A redução decorre de um decreto do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022, que determinou a extinção gradual da alíquota até 2028.
O IOF é cobrado no uso do cartão de crédito em compras internacionais (inclusive online), no cheque especial, em empréstimos, no resgate de valores mobiliários, em seguros e na compra e venda de moedas estrangeiras. O tributo também incide em compras nacionais, transferências para o exterior e saques internacionais.
A alíquota, que era de 6,38% até 2022, caiu para 5,38% em 2023, a 4,38% em 2024, e agora foi a 3,38%. O valor cairá um ponto porcentual por ano até ser zerado em 2 de janeiro de 2028.
A extinção do IOF sobre operações cambiais foi uma exigência da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para viabilizar a entrada do Brasil no grupo.
Fonte: Istoé Dinheiro
GBTA: 2024 foi resiliente e 2025 será de aumento das viagens corporativas
Associação aponta para um próximo ano de foco em sustentabilidade e tecnologia
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O ano de 2024 se aproxima do fim e o setor global de viagens corporativas demonstra ter superado as expectativas.
De acordo com uma nova pesquisa da GBTA (Global Business Travel Association), 86% dos entrevistados afirmaram que o desempenho foi igual ou melhor que o esperado.
Além disso, 67% dos profissionais estão otimistas em relação ao futuro, indicando um desejo de expansão das viagens corporativas em 2025.
Apesar dos custos crescentes e mudanças nas preferências dos viajantes, o setor se destaca pela resiliência, foco em orçamentos, tecnologia e sustentabilidade. Este cenário contribui para maiores orçamentos, investimentos mais estratégicos e novas iniciativas. Em termos de viagens corporativas o ano 2025 parece promissor.
Fonte: Panrotas
Best Partners 2024: Grupo Arbo recebe parceiros, celebra conquistas e lança nova marca
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O Grupo Arbo, do qual a Globalis faz parte, realizou em 21 de novembro a segunda edição do evento Best Partners. O encontro ocorreu no Espaço Itahy, na Zona Sul da capital paulista, e teve o objetivo de celebrar as conquistas de 2024, com a presença dos principais parceiros. Entre representantes de destinos e hotéis, companhias aéreas, marítimas e de seguros, locadoras de veículos e receptivos, cerca de 300 fornecedores foram recebidos pelos gestores das marcas do Grupo – entre eles Reginaldo Albuquerque, CEO da Globalis.
Entre os números revelados no evento, o grupo registra até aqui entre suas marcas mais de 1 milhão de diárias de hotéis vendidas, para mais de 350 mil hóspedes; mais de 200 mil passagens aéreas emitidas; 20 mil passageiros de cruzeiros embarcados; e mais de mil eventos realizados.
O ano da Globalis
Reginaldo Albuquerque, CEO da Globalis, approveitou o evento para fazer uma retrospectiva de 2024. “Este ano decidimos apostar no marketing dentro de seus processos para conquistar eventos e incentivos, além de novos clientes, aumentando o volume de negócios. As viagens de incentivo cresceram muito para fora do Brasil, incluindo Grécia, Portugal, Espanha, França e Caribe, com grupos personalizados, com grandes experiências”, afirmou.
Muitos projetos já estão encaminhados para o ano que vem. A ideia é transformar as experiências em destinos já conhecidos: “Las Vegas é um destino meio comum, mas estamos fazendo grandes coisas, como o Cirque du Soleil, para conhecer os bastidores, como funciona a logística dos hotéis, conhecer a logística de descarte de lixo, coisas que geralmente não se encontra. Estamos colocando experiências com capacitação e algumas viagens de incentivo”, completou.
Reginaldo revelou também que 2025 dará ainda mais espaço para o uso da Inteligência Articial na Globalis na parte de criação e produção de eventos, agilizando o processo de apresentações, cotações em tempo mais eciente e transcrições de reuniões: “Toda reunião feita via Teams, Google ou qualquer via de comunicação, conseguimos fazer a transcrição da ata da reunião, tudo online, em cinco minutos. Estamos criando novos processos dentro da operação de eventos e incentivos para que o cliente tenha mais eciência e rapidez nas devoluções”, concluiu.
A nova marca: Conecta Fidelidade
A Conecta, que chega agora ao Grupo Arbo, tem 14 anos de mercado. A empresa fornece soluções para programas de fidelidade e benefícios que recompensam com viagens – o que é realizado através de sites de viagens web ou mobile no modelo white label, sempre personalizados com a identidade do cliente.
“Estamos muito felizes em fazer parte do Grupo Arbo. Já estou conversando internamente com os gestores das outras marcas e identificando caminhos de sinergia, e acredito que 2025 será um ano de muito crescimento para a Conecta”, disse Danilo Bello, diretor de negócios da marca, que já tem em sua
carteira clientes como a XP, o Santander e a Porto Seguro.
Fonte: Portal Mercado & Eventos e Marketing Grupo Arbo
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Globalis recebe prêmio no Momento Latam Trade
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Os maiores parceiros da LATAM Brasil em 2024 foram reconhecidos na noite da última segunda-feira (25), em São Paulo. O Momento Latam Trade reuniu mais de 200 líderes das principais distribuidoras da companhia aérea no país, um momento especial para comemorar as conquistas da companhia neste ano.
A LATAM aproveitou o encontro, no qual a Globalis e a AD Turismo (também do Grupo Arbo) foram premiadas entre as agências Top Sellers do ano, para compartilhar algumas estratégias da corporação para 2025.
Fonte: Panrotas
Globalis no 21º Fórum de Compras
A Globalis marcou presença no 21º Fórum de Compras & Sourcing realizado pela Live University/Inbrasc entre os dias 11 e 12 de novembro.
Com o tema “Liderando a transformação dos negócios”, a edição apresentou conteúdo com foco nos desafios e tendências do dia a dia de compras e do procurement.
Com o intuito de levar inovação e resultados concretos a cada projeto, a Globalis patrocinou palestras que foram conduzidas por profissionais de empresas parceiras.
No dia 12 de novembro a Globalis juntou-se ao Grupo Boticário para apresentar a palestra Transformando Desafios em Oportunidades: Estratégias de Negociação para Fortalecer sua Vantagem Competitiva e Relacionamentos com Fornecedores.
No mesmo dia, a Netsupport e a Globalis unificaram seus esforços para apresentar a palestra Marketing em Ação: Como a Experiência do Cliente define o Sucesso.
Confira algunas fotos do evento:
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IA no Turismo: ferramentas que estão revolucionando a experiência de viagem e a gestão de negócios
A IA tem transformado a maneira como os turistas planejam, vivenciam e compartilham suas viagens.
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A IA está cada vez mais presente no turismo, impactando desde o planejamento das viagens até a gestão de negócios. Com o aumento do uso de tecnologias como machine learning, processamento de linguagem natural (NLP) e visão computacional, a inteligência artificial tem transformado a maneira como os turistas planejam, vivenciam e compartilham suas viagens.
De acordo com o relatório “Artificial Intelligence Adoption in Tourism – Key Considerations for Sector Stakeholders“, desenvolvido em colaboração entre a UN Tourism e a Saxion University of Applied Sciences, estima-se que a IA pode gerar entre USD 15,7 trilhões e USD 19,9 trilhões de impacto econômico global até 2030. O estudo ressalta a importância de adotar essas tecnologias de forma colaborativa e inclusiva para que os benefícios sejam amplamente distribuídos no setor.
Segundo pesquisa global de tendências de 2024, 80% dos viajantes se beneficiaram com algum tipo de IA nos últimos dois anos para organizar suas viagens, com números ainda mais altos entre as gerações mais jovens: 86% dos millennials e 83% da geração Z.
A implementação de chatbots e assistentes virtuais, que utilizam o processamento de linguagem natural (NLP), tem sido um destaque no setor, proporcionando interação mais fluida e intuitiva com os turistas. Essas tecnologias facilitam a comunicação em tempo real, oferecendo respostas rápidas e precisas para dúvidas e solicitações de informações.
No âmbito empresarial, a manutenção preditiva baseada em IA permite que as empresas analisem grandes volumes de dados para prever a demanda e prevenir falhas em equipamentos e infraestrutura, como sistemas de transporte e hotéis, contribuindo para o planejamento eficiente de recursos.
Segundo estudo da UN Tourism e Saxion University of Applied Sciences, tecnologias como machine learning e deep learning são essenciais para criar recomendações personalizadas, prever padrões de comportamento e otimizar soluções para os turistas.
Leia AQUI a matéria completa.
Fonte: Portal Panrotas
Turismo corporativo encerra 2024 com recorde de faturamento no Brasil
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O turismo corporativo no Brasil alcançou um faturamento recorde de R$ 130 bilhões em 2024, representando um crescimento de 5,3% em relação ao ano anterior, conforme levantamento da FecomercioSP em parceria com a Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev). Este é o maior aumento registrado desde o início da série histórica em 2011, destacando o setor como um dos principais motores econômicos do país.
Uma tendência emergente para 2025 é o “bleisure”, que combina compromissos profissionais com momentos de lazer. Essa prática tem sido impulsionada principalmente pela geração millennial, que valoriza experiências e busca equilibrar vida profissional e pessoal. A inclusão de atividades de lazer em roteiros corporativos reflete uma mudança no comportamento das empresas, que estão adaptando suas políticas de viagem para atender às demandas de qualidade de vida de seus colaboradores.
Em 2024, os destinos mais requisitados no turismo corporativo incluíram locais nacionais e internacionais como Bahia, Curitiba, Porto Alegre, Colômbia, Estados Unidos e Moçambique. A projeção para o próximo ano aponta para a continuidade do crescimento do setor, com empresas e profissionais cada vez mais alinhados às novas demandas, como o bleisure, que promete transformar a forma de viajar a trabalho, trazendo um equilíbrio entre produtividade e qualidade de vida.
Fonte: Brasilturis
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