22 Oct · bruce · No Comments

O telefone tocou no seu quarto de hotel? Cuidado: pode ser um golpe

Um golpe que pode estragar a viagem de qualquer turista parece estar se disseminando por diversos hotéis do mundo: o telefone toca no seu quarto de hotel e, do outro lado da linha, uma pessoa se dizendo recepcionista do estabelecimento pede para confirmar os números do cartão de crédito do hóspede.

As razões para o pedido são variadas: o “recepcionista” pode argumentar que o hotel teve um problema em seu sistema de computadores e que eles precisam coletar novamente os dados dos cartões dos hóspedes (que geralmente são coletados no momento em que o viajante faz o check-in). Em outras ocasiões, a pessoa que está ligando pode dizer que o problema está no cartão de crédito do cliente e que suas informações precisam ser reconfirmadas.

Porém, há grandes chances de que essas ligações sejam um golpe, cujo intuito é roubar os dados do cartão de crédito do viajante: nos últimos meses, a mídia norte-americana relatou diversos casos de pessoas que receberam esses tipos de chamadas em seus quartos hoteleiros.

Ligação na madrugada

Um hóspede dos Estados Unidos, por exemplo, relatou no site Reddit que o telefone tocou em seu quarto de hotel em um domingo às 10h30 da manhã. “Era uma pessoa se dizendo gerente do hotel e me avisando que havia uma pane no sistema de computadores do estabelecimento. Ele disse que, por causa dessa pane, eu poderia fazer o check-out mais tarde, mas que precisaria pegar os números do meu cartão de crédito de novo, sempre ressaltando que, para minha conveniência, tudo poderia ser feito por telefone. Eu quase passei, mas, no fim, disse que preferia dar meus dados pessoalmente”.

Uma reportagem da rede NBC, por sua vez, afirma que hóspedes de dois hotéis da marca Hilton, um em Dallas e outro em Seattle, também passaram por esse tipo de situação. Um deles recebeu a ligação no meio da madrugada e outro acabou passando as informações de seu cartão para o “recepcionista”. Ao todo, 20 hóspedes do hotel Hilton de Seattle teriam recebido a chamada.

A reportagem afirma que os golpistas têm conseguido fazer as ligações para os quartos dos hóspedes sem passar antes pela recepção dos hotéis.

A solução para não ser pego nessa furada é simples: se estiver em um hotel, jamais informe o número do seu cartão de crédito via telefone.

E você? Já passou por uma situação assim em algum hotel? Relate na área de comentários da matéria.

 

Fonte: UOL Viagem

Category: Hotelaria

GRUPO GLOBALIS

  • LISBOA - PORTUGAL
      Rua Dona Filipa de Vilhena, nº4 – 5º Esq
    Lisboa / Portugal • 1000-135
    NIF: 513 319 778
    RNAVT: 5118

  •    Telefone: 21 350 21 80

  •    globalis.pt@globalisviagens.com

RECEBA NOSSA NEWSLETTER